Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço 1,5 (exceto no resumo e referências); usa fonte Arial tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. Os títulos das ilustrações, quadros e tabelas devem estar acima desses elementos, com a fote abaixo.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Submissões.

Diretrizes para Autores

Os originais submetidos à revista devem atender rigorosamente aos critérios abaixo. Colaborações em desacordo serão recusadas.

UTILIZE O TEMPLATE! (Clique aqui)

DAS NORMAS GERAIS

Serão aceitos para submissão trabalhos de pesquisa básica e aplicada em Odontologia, Psicologia ou Enfermagem na língua portuguesa.

Podem ser submetidos artigos de pesquisa, revisões de literatura (sistemáticas, narrativas, integrativas, etc.) e relatos de caso.

Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida a sua submissão simultânea em outro periódico, seja de âmbito nacional ou internacional.

O conteúdo dos textos das citações e das referências são de inteira responsabilidade dos autores.

O número máximo de autores por trabalho está limitado a seis (6). Nos casos de maior número de autores, o conselho editorial deverá ser consultado.

Registros de Ensaios Clínicos

- Em artigos de pesquisas clínicas relacionadas a seres humanos, não devem ser utilizados no material ilustrativo, nomes ou iniciais do(s) paciente(s).

- Nos experimentos com animais devem ser seguidos os guias da Instituição dos Conselhos Nacionais de Pesquisa sobre o uso e cuidado dos animais de laboratório.

Todos os autores devem ter feito contribuições substanciais para:

1) a concepção e desenho do estudo, ou aquisição de dados, ou análise e interpretação dos dados,

2) redação do artigo ou revisão crítica para conteúdo intelectual importante, e

3) aprovação final da versão a ser submetida.

DA APRESENTAÇÃO

A primeira página do texto de submissão deverá conter:

- o título do artigo e português e em inglês;

- o nome dos autores, com sua principal titulação, filiação institucional e e-mail em nota de rodapé.

- Resumo: deverá incluir o máximo de 250 palavras, contendo suas divisões (ex: objetivo, materiais e métodos, resultados e conclusão).

Corpo do manuscrito

  • Artigo original de pesquisa: deve apresentar as seguintes divisões: Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão.

Introdução: resumo do raciocínio e a proposta do estudo, citando somente referências pertinentes. Claramente estabelece a hipótese do trabalho.

Materiais e Métodos: apresenta a metodologia utilizada com detalhes suficientes que permitam a confirmação das observações. Métodos publicados devem ser referenciados e discutidos brevemente, exceto se modificações tenham sido feitas. Indicar os métodos estatísticos utilizados, se aplicável.

Resultados: apresenta os resultados em uma sequência lógica no texto, tabelas e ilustrações. Não repetir no texto todos os dados das tabelas e ilustrações, enfatizando somente as observações importantes. Utilizar no máximo seis tabelas e/ou ilustrações.

Discussão: enfatizar os aspectos novos e importantes do estudo e as conclusões resultantes. Não repetir, em detalhes, os dados ou informações citadas na introdução ou nos resultados. Relatar observações de outros estudos relevantes e apontar as implicações de seus achados e suas limitações.

Conclusão(ões): deve(m) ser pertinente(s) aos objetivos propostos e justificados nos próprios resultados obtidos. A hipótese do trabalho deve ser respondida.

  • Revisões de literatura: Devem ser divididas em: Introdução, Revisão de literatura, Discussão (serão aceitas também revisões discutidas) e Considerações finais.
  • Relato de caso: Deve ser dividido em: Introdução, Descrição do(s) Caso(s), Discussão e Considerações finais.

PARA TODAS AS SUBMISSÕES:

Agradecimentos (quando houver): ao final do manuscrito. Agradecer às pessoas que tenham contribuído de maneira significativa para o estudo. Especificar auxílios financeiros citando o nome da organização de apoio de fomento e o número do processo.

A correção gramatical é de responsabilidade dos autores.

Todos os manuscritos a serem considerados devem estar no template e ser submetido exclusivamente por via eletrônica. Para submeter artigos é necessário prévio cadastro através do link: https://revista.facpp.edu.br/index.php/rfpp/user/register. Para os que já possuem cadastro, somente serão aceitas submissões eletrônicas, no seguinte endereço: https://revistadeodontologia.facpp.edu.br/index.php/index/login?source=%2Findex.php%2Fropp%2Fabout%2Fsubmissions.

Por meio desse serviço os autores podem submeter o artigo e acompanhar o status do mesmo durante todo o processo editorial. Essa forma de submissão garante maior rapidez e segurança na submissão do seu manuscrito, agilizando o processo de avaliação.

Em relação a reenvio e revisões, a revista diferencia entre:

- Manuscritos que foram rejeitados;

- Manuscritos que serão reavaliados após a realização das correções que forem solicitadas aos autores.

No caso de reenvio, o autor é informado que seu trabalho foi rejeitado e se desejar que os editores reconsiderem tal decisão, o autor poderá fazer as alterações que julgar necessárias e reenviá-las. Contudo, será uma nova submissão, portanto, será gerado um novo número para o manuscrito no sistema.

Em caso de revisão, o autor deve refazer e/ou alterar seu manuscrito com base nas recomendações e sugestões dos revisores. Em seguida, o autor deve devolver o arquivo para uma segunda análise, não se esquecendo de informar o mesmo número atribuído para o manuscrito, para que assim possamos informar o parecer final (aceitação ou rejeição).

Serão enviadas provas ao autor correspondente para que o texto seja cuidadosamente conferido. Mudanças ou edições ao manuscrito editado não serão permitidas nesta etapa do processo de edição. Os autores deverão devolver as provas corrigidas dentro do prazo máximo de cinco dias úteis após serem recebidas.

Os artigos aceitos comporão os números da revista obedecendo ao cronograma em que foram submetidos, revisados e aceitos ou ainda a critério do corpo editorial.

Este periódico usa o Double Blind Review, que é a omissão das identidades de autores e avaliadores no parecer de originais.

ÉTICA E POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA

Informamos que os artigos publicados por este periódico devem estar em conformidade com as Diretrizes sobre o tema da Ética e Integridade na Prática Científica definidas pela Comissão designada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da Portaria PO-085, de 5 de maio de 2011, assim como as recomendações apontadas nas diretrizes do  Committee on Publication Ethics (COPE), as quais visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, assim, indicamos:

1. Os autores devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;

2. Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:

- Artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;

- Na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;

- Todos os autores devem atender aos critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;

- A aprovação final do artigo será feita pelos editores e conselho editorial.

3. Para responder aos critérios, serão realizados os seguintes procedimentos:

a) Os editores avaliarão os manuscritos por meio de softwares e/ou mecanismos de detecção de plágio logo após a submissão;

b) Com os resultados, os editores e conselho editorial decidirão se o manuscrito será enviado para revisão por pares que também realizarão avaliações;

c) Após o aceite e antes da publicação, os artigos poderão ser avaliados novamente.

Não aceitamos artigos que contenham material plagiado de outras publicações. Para os fins desta política, o plágio é definido como a cópia de um trabalho previamente publicado - incluindo texto, imagens e dados - de outros ou de si mesmo sem a devida atribuição de autoria. Lembre-se de que é preciso fornecer uma atribuição adequada em todos os casos em que o material previamente publicado esteja incluído no seu manuscrito. Nesses casos, quando o plágio é detectado antes da publicação, o manuscrito será rejeitado. Nos casos em que o plágio é detectado após a publicação, o artigo publicado poderá ser retratado ou removido e uma nota será feita informando o motivo.

Para saber mais sobre o plágio, recomendamos consultar a Cartilha sobre plágio produzida pela UFF.

Esta revista prima pela ética e integridade na prática científica, portanto, ao submeter manuscritos para publicação, o(s) autor(es) asseguram que estão sendo respeitadas a privacidade, a dignidade e a integridade de pessoas envolvidas na pesquisa, assim como estão sendo seguidos os preceitos éticos para pesquisa com animais.  No casos devidos, deverá constar no artigo o parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição à qual se vincula(m) o(s) autor(es).

CONFLITO DE INTERESSES

Todos os autores devem revelar qualquer tipo de conflito de interesse existente durante o desenvolvimento do estudo.

EDIÇÃO E REVISÃO DE TEXTOS

Esta revista, assim como qualquer publicação gratuita e de acesso aberto, espera que os autores enviem seus manuscritos sem grandes problemas, erros tipográficos, ortográficos, gramaticais e de estilística. Portanto, a revista reserva-se o direito de solicitar uma revisão e edição adicional em seus manuscritos se julgar necessário.

CORREÇÃO, RETRATAÇÃO E REMOÇÃO DE ARTIGOS

Correção

Apesar dos esforços, erros podem ocorrer e oportunamente uma correção poderá ser realizada, considerando a responsabilidade de autores e editores. A Revista publicará uma correção se for um caso que comprometa seriamente a publicação. Por exemplo: precisão ou significado, a reprodutibilidade científica da pesquisa, a reputação do autor ou a reputação do periódico. As correções que não afetem a contribuição de forma material ou que não alterem significativamente a compreensão do leitor sobre a contribuição, tais como erros ortográficos ou erros gramaticais, serão corrigidos, porém, não serão sinalizados na publicação. Quando uma correção substancial for publicada, esta será vinculada ao trabalho, de modo que a correção será adicionada ao trabalho original e sinalizada para que os leitores vejam o trabalho original e a correção.

Retratação

A Revista reserva-se o direito de retratar qualquer artigo que desrespeite os princípios éticos da pesquisa científica, tais como: infrações aos códigos de ética profissionais, submissão múltipla, reivindicações imprecisas de autoria, plágio e autoplágio, uso fraudulento de dados, entre outros. A retratação é pública, significando que o artigo não será removido ou ocultado de qualquer forma, portanto, estará disponível, contudo, com o devido alerta e sinalização indicativa de que o artigo foi retratado. As retratações podem ocorrer, por exemplo, se os editores e o conselho editorial julgarem que a conclusão principal do trabalho está prejudicada, ou se novas informações sobre o trabalho indiquem falhas das quais os autores ou os editores não estavam cientes no momento da publicação.

Remoção

Algumas circunstâncias podem exigir a remoção de um manuscrito. Isso ocorrerá quando o artigo for julgado pelos editores e pelo conselho editorial como difamatório, se infringir os direitos legais ou autorais, se houver uma expectativa de que o manuscrito será objeto de processo judicial, entre outras. As informações bibliográficas sobre o trabalho serão mantidas online, contudo, o trabalho não estará mais disponível. Será inserida uma nota indicando que o artigo foi removido por motivos legais.

POLÍTICA DE COMPARTILHAMENTO DE DADOS

A RFPP encoraja os autores dos manuscritos submetidos para publicação a disponibilizar os dados oriundos de pesquisa e que embasaram a construção do artigo. Para os propósitos desta política, "dados"; são compreendidos amplamente e referem-se a resultados de pesquisa (quantitativos e qualitativos) que abrangem: anotações, observações, análises de configurações sociais (números, textos, imagens, multimídia ou outros conteúdos), números coletados através de instrumentos variados e outras formas de coleta de dados brutos, análise quantitativa, mineração de dados, mineração de textos, análise de citações e dados bibliométricos, protocolos, métodos e códigos usados para gerar qualquer achado específico relatado no manuscrito, entre outros tipos. O Conselho Editorial da RFPP indica que os dados sejam submetidos na plataforma como arquivos suplementares no momento da submissão, e, além disso, incentiva que os dados sejam arquivados em repositórios de dados que forneçam um identificador persistente (por exemplo: DOI – Digital Object Identifier), assegurem o acesso a longo prazo e que forneçam toda a documentação e metadados suficientes para suportar a reutilização desses dados por outros pesquisadores, seguindo os princípios da Ciência Aberta, da transparência e de acesso à informação. Também indicamos como soluções paralelas aceitáveis a inclusão dos dados em repositórios institucionais que dispõem de autoarquivamento e que não possuam uma política rígida ou fechada de inclusão de dados, entretanto, ainda assim recomendaremos preferencialmente que os dados sejam inseridos em repositórios específicos para o armazenamento de datasets (conjuntos de dados). Reforçamos ainda para os autores que os dados incluídos como arquivo suplementar no momento da submissão do manuscrito devem descrever como os dados estão sendo curados e disponibilizados, e, em situações em que os dados não possam ser disponibilizados, deverá ser explicitado o motivo por escrito. De qualquer forma, deverá ser feita a devida citação para o conjunto de dados no próprio artigo, conforme os princípios de citação de dados da FORCE11, a Data Citation Synthesis Group: Joint Declaration of Data Citation Principles, disponível em: https://www.force11.org/group/joint-declaration- data-citation-principles-final.

Sobre os Repositórios especificamente focados na criação e gestão de dados ou repositórios temáticos, sugerimos as opções a seguir:

Repositórios de Dados Multidisciplinares:

Dataverse (Ibict): https://repositoriopesquisas.ibict.br/

Dataverse (Harvard): https://dataverse.harvard.edu/

Dryad: http://datadryad.org/

Figshare: https://figshare.com/

Zenodo: https://zenodo.org/

Para saber mais ou pesquisar outros repositórios de dados, consulte o re3data:

Repositórios de Dados por Assunto: https://www.re3data.org/browse/by-subject/

Repositórios de Dados por País: https://www.re3data.org/browse/by-country/

Repositórios de Dados no Brasil: https://www.re3data.org/search?query=&countries[]=BRA

CUSTOS DE PUBLICAÇÃO

Não haverá custos de publicação e não cobramos taxa de processamento de artigos.

DA NORMALIZAÇÃO TÉCNICA

É de responsabilidade dos autores a revisão dos artigos de acordo com a norma culta da língua portuguesa. Contudo, a equipe da revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.

O texto deve ter composição eletrônica no programa Word for Windows (extensão doc ou docx), apresentar-se em fonte arial tamanho 12 (exceto as citações longas, de mais de 3 linhas, que devem estar em arial 11), espaçamento entre as linhas de 1,5 (com exceção dos resumos e da referências, que devem estar em espaço simples), em folhas A4, com margens de 3 cm de cada um dos lados, perfazendo um total de no mínimo seis páginas e no máximo 25 páginas, excluindo referências e ilustrações (gráficos, fotografias, tabelas etc.). Os parágrafos devem ter recuo da primeira linha de 1,25 cm.

3.1 Ilustrações (Colocar títulos em cima e fontes embaixo das imagens)

3.1.1 Todas as ilustrações devem ser apresentadas ao longo do texto e devem ser inseridas no texto do Word. Devem também ser enviadas separadamente. Cada ilustração em arquivo individual, no formato jpg, tif ou gif.

3.1.2 As ilustrações (fotografias, gráficos e desenhos) serão consideradas no texto como figuras. Devem ser limitadas ao mínimo indispensáveis e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos, segundo a ordem que aparecem no texto. As legendas correspondentes às ilustrações deverão ser claras, concisas e localizadas abaixo de cada figura, precedidas da numeração correspondente.

3.1.3 As fotografias deverão ser encaminhadas com resolução mínima de 300 dpi. Essas fotos deverão estar inseridas no texto do Word. As legendas correspondentes deverão ser claras, concisas e localizadas abaixo de cada figura, precedidas da numeração correspondente.

3.1.4 As tabelas e quadros deverão ser logicamente organizados, numerados consecutivamente em algarismos arábicos. A legenda será colocada na parte superior dos mesmos.

3.1.5 As notas de rodapé serão indicadas por asteriscos e restritas ao mínimo indispensável. Marca comercial de produtos e materiais não deve ser apresentada como nota de rodapé, mas deve ser colocada entre parênteses seguida da cidade, estado e país da empresa (Ex: Goretex, Flagstaff, Arizona, EUA)

3.2 Citação de autores e Referências

As citações e as referências deverão obedecer ao padrão Vancouver.

Alinhar à esquerda. Use espaço simples com uma linha em branco entre elas.

Toda referência deve ter sido citada no texto. Serão ordenadas conforme ordem de citação no texto. As abreviaturas dos títulos dos periódicos citados deverão estar de acordo com o Index Medicus / MEDLINE e para os títulos nacionais, LILACS e BBO (Bibliografia Brasileira de Odontologia).

Evitar ao máximo a inclusão de comunicações pessoais, resumos e materiais bibliográficos sem data de publicação na lista de referências. Colocar o nome de todos os autores do trabalho até no máximo seis autores, além disso, citar os seis autores e usar a expressão et al.

Observação: A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores. Clique aqui para um guia rápido. Você pode experimentar este gerador de referências.

Exemplos de referências:

Livro

Melberg JR, Ripa LW, Leske GS. Fluoride in preventive dentistry: theory and clinical applications. Chicago: Quintessence; 1983.

Capítulo de Livro

Verbeeck RMH. Minerals in human enamel and dentin. ln: Driessens FCM, Woltgens JHM, editors. Tooth development and caries. Boca Raton: CRC Press; 1986. p.95-152.

Artigo da web

Lemanek K. Adherence issues in the medical management of asthma. J Pediatr Psychol [Internet]. 1990 [Acesso em 2010 Abr 22];15(4):437-58. Disponível em: http://jpepsy.oxfordjournals.org/cgi/reprint/15/4/437

Artigo de periódico

Veja KJ, Pina I, Krevsky B. Heart transplantation is associated with an increased risk for pancreatobiliary disease. Ann Intern Med. 1996 Jun 1;124(11):980-3.

Wenzel A, Fejerskov O. Validity of diagnosis of questionable caries lesions in occlusal surfaces of extracted third molars. Caries Res. 1992;26:188-93.

Artigos com mais de seis autores

Citam-se até os seis primeiros seguidos da expressão et al.

Parkin DM, Clayton D, Black, RJ, Masuyer E, Friedl HP, Ivanov E, et al. Childhood - leukaemia in Europe after Chernobyl : 5 years follou-up. Br J Cancer. 1996;73:1006-12.

Artigo sem autor

Seeing nature through the lens of gender. Science. 1993;260:428-9.

Volume com suplemento e/ou Número Especial

Ismail A. Validity of caries diagnosis in pit and fissures [abstract n. 171]. J Dent Res 1993;72(Sp Issue):318.

Fascículo no todo

Dental Update. Guildford 1991 Jan/Feb;18(1).

Trabalho apresentado em eventos

Matsumoto MA, Sampaio Góes FCG, Consolaro A, Nary Filho H. Análise clínica e microscópica de enxertos ósseos autógenos em reconstruções alveolares. In: Anais da 16a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO; 1999 set. 8-11; Águas de São Pedro (SP). São Paulo: SBPqO; 1999. p. 49, resumo A173.

Trabalho de evento publicado em periódico

Abreu KCS, Machado MAAM, Vono BG, Percinoto C. Glass ionomers and compomer penetration depth in pit and fissures. J Dent Res 2000;79(Sp. Issue) 1012.

Monografia, Dissertação e Tese

Pereira AC. Estudo comparativo de diferentes métodos de exame, utilizados em odontologia, para diagnóstico da cárie dentária. São Paulo; 1995. [Dissertação de Mestrado - Faculdade de Saúde Pública da USP].

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.