Erros operatórios de estudantes em preparos para onlays e facetas cerâmicas

Autores

  • Luiza Altoé Teixeira Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.59483/rfpp.v5n4171

Palavras-chave:

Prótese dentária, Preparação dentária, Educação em Odontologia, Estudantes de Odontologia

Resumo

Objetivo: Este estudo analisou os erros mais frequentes cometidos por alunos dos semestres avançados do curso de Odontologia durante a realização de preparos para coroas parciais do tipo onlays e facetas cerâmicas. Materiais e métodos: Quinze estudantes realizaram preparos em dentes artificiais para onlays e facetas cerâmicas, utilizando manequins odontológicos, e responderam
a questionários sobre suas principais dificuldades. Os preparos foram avaliados visualmente e digitalmente, após escaneamento, com base em critérios predefinidos. Resultados: Nos preparos para onlays, os erros mais comuns incluíram desgaste insuficiente na parede cervical da caixa proximal e espaço oclusal inadequado para cerâmica, embora a extensão vestíbulo-palatina da caixa oclusal e mésio-distal da caixa proximal apresentassem elevada precisão. O desgaste oclusal foi apontado como a maior dificuldade pelos estudantes.
Adicionalmente, observaram-se falhas no término do preparo e no acabamento dos ângulos internos, sendo que alguns alunos demonstraram desconhecimento quanto à relevância de um término adequado. Nos preparos para facetas cerâmicas, os erros mais recorrentes envolveram términos insuficientemente desgastados, falhas na extensão proximal em área de visibilidade dinâmica e
términos supra-gengivais inadequados. Conclusão: Os estudantes apresentaram dificuldades específicas relacionadas ao desgaste, definição dos términos e acabamento dos preparos, tanto em onlays quanto em facetas cerâmicas. Esses achados ressaltam a necessidade de maior ênfase pedagógica em pontos críticos do preparo, reforçando a importância de estratégias didáticas direcionadas que favoreçam a consolidação das habilidades técnicas e contribuam para uma formação clínica mais segura e precisa.

Biografia do Autor

Luiza Altoé Teixeira, Universidade Federal do Espírito Santo

Cirurgiã-Dentista graduada na Universidade Federal do Espírito Santo.

Referências

AL-OMARI, W. M.; AL-WAHADNI, A. M. Convergence angle, occlusal reduction, and finish line depth of full-crown preparations made by dental students. Quintessence International, v. 35, n. 4, p. 287–293, abr. 2004. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15119714. Acesso em: 8 dez. 2025.

ARNETZL, G.; DORNHOFER, R. PREPassistant: a system for evaluating tooth preparations. International Journal of Computerized Dentistry, v. 7, n. 2, p. 187–197, abr. 2004. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15516097. Acesso em: 8 dez. 2025.

BALDISSARA, P. et al. Fatigue resistance of monolithic lithium disilicate occlusal veneers: a pilot study. Odontology, v. 107, n. 4, p. 482–490, out. 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30840218. Acesso em: 8 dez. 2025.

BARATIERI, L. N. Odontologia Restauradora: fundamentos e técnicas. V. 1. São Paulo: Livraria Santos Editora, 2013.

BEN-GAL, G. et al. Testing Motor Learning Curves Among Dental Students. Journal of Dental Education, v. 81, n. 10, p. 1171–1178, out. 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28966181. Acesso em: 8 dez. 2025.

BOUKHRIS, H. et al. Veneerlays: A suitable Conservative Approach for Restoring Posterior Teeth. International Journal Dental and Medical Sciences Research, v. 5, n. 2, p. 1–9, 2018.

BUCHANAN, J. A. Use of simulation technology in dental education. Journal of Dental Education, v. 65, n. 11, p. 1225–1231, nov. 2001. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11765868. Acesso em: 8 dez. 2025.

CHAI, S. Y.; BENNANI, V.; AARTS, J. M.; LYONS, K. Incisal preparation design for ceramic veneers: A critical review. Journal of the American Dental Association, v. 149, n. 1, p. 25–37, jan. 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29304908. Acesso em: 8 dez. 2025.

ESSAM, N.; SOLTAN, H.; ATTIA, A. Influence of thickness and surface conditioning on fracture resistance of occlusal veneer. BMC Oral Health, v. 23, n. 1, p. 258, 3 maio 2023. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/37138255. Acesso em: 8 dez. 2025.

ESSER, C. et al. A comparison of the visual and technical assessment of preparations made by dental students. European Journal of Dental Education, v. 10, n. 3, p. 157–161, ago. 2006. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16842590. Acesso em: 8 dez. 2025.

GOODACRE, C. J.; CAMPAGNI, W. V.; AQUILINO, S. A. Tooth preparations for complete crowns: an art form based on scientific principles. Journal of Prosthetic Dentistry, v. 85, n. 4, p. 363–376, abr. 2001. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11319534. Acesso em: 8 dez. 2025.

GUIMARAES, J. C.; BARATIERI, L. N. Laminados Cerâmicos. In: GUIMARAES, J. C.; BARATIERI, L. N. Soluções clínicas: fundamentos e técnicas. [S.l.]: Ponto, 2008. p. 314–371.

HEY, J. et al. Influence of preparation design on the quality of tooth preparation in preclinical dental education. Journal of Dental Sciences, v. 12, n. 1, p. 27–32, mar. 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30895020. Acesso em: 8 dez. 2025.

IMBURGIA, M.; CORTELLINI, D.; VALENTI, M. Minimally invasive vertical preparation design for ceramic veneers: a multicenter retrospective follow-up clinical study of 265 lithium disilicate veneers. International Journal of Esthetic Dentistry, v. 14, n. 3, p. 286–298, 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/31312814. Acesso em: 8 dez. 2025.

ISHIKAWA, H. et al. Learning from Mistakes—Dental Students’ Learning Experiences from Adverse Clinical Events. Education Sciences, v. 14, n. 4, p. 1–10, 2024. Disponível em: https://www.linguee.com/portuguese-english/translation/n%C3%A3o+encontrado.html. Acesso em: 8 dez. 2025.

LAGHZAOUI, S. et al. Inlay, Onlay: Indication and Principle of Preparation. Stechnolock Journal of Dentistry, n. 1, p. 1–9, 2022.

LUCK, O.; REITEMEIER, B.; SCHEUCH, K. Testing of fine motor skills in dental students. European Journal of Dental Education, v. 4, n. 1, p. 10–14, fev. 2000. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11168460. Acesso em: 8 dez. 2025.

MAGNE, P.; BELSER, U. Odontologia Restauradora Biomimética. Volume 1 e 2. [S.l.]: Quintessence, 2022.

MAGNE, P.; BELSER, U. C. Novel porcelain laminate preparation approach driven by a diagnostic mock-up. Journal of Esthetic and Restorative Dentistry, v. 16, n. 1, p. 7–16; discussion 17–18, 2004. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15259539. Acesso em: 8 dez. 2025.

MALAMENT, K. A. et al. Survival of glass-ceramic materials and involved clinical risk: variables affecting long-term survival. Practical Procedures & Aesthetic Dentistry, Suplemento, p. 5–11, 2003. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12680079. Acesso em: 8 dez. 2025.

NISHIDA, M.; SOHMURA, T.; TAKAHASHI, J. Training in tooth preparation utilizing a support system. Journal of Oral Rehabilitation, v. 31, n. 2, p. 149–154, fev. 2004. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15009599. Acesso em: 8 dez. 2025.

OH, S. et al. Influence of glass-based dental ceramic type and thickness with identical shade on the light transmittance and the degree of conversion of resin cement. International Journal of Oral Science, v. 10, n. 1, p. 5, 2 mar. 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29497061. Acesso em: 8 dez. 2025.

OHSE, L. et al. Fracture strength of teeth restored with milled ultrathin occlusal veneers made of polymer-infiltrated ceramic. Brazilian Dental Journal, v. 32, n. 5, p. 105–113, set.–out. 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/34877972. Acesso em: 8 dez. 2025.

OZ, F. D.; ERGIN, E.; GURGAN, S. Comparison of Different Base Materials on Fracture Strength of Mesio‐occlusal‐distal Composite Restorations. European Journal of General Dentistry, v. 7, n. 2, p. 25–30, 2018.

PEGORARO, L. F. P. Prótese fixa: bases para o planejamento em reabilitação oral. 2. ed. São Paulo: Artes Médicas, 2013.

ROSENSTIEL, S. F.; LAND, M. F.; WALTER, R. Contemporary Fixed Prosthodontics. 6. ed. [S.l.]: Elsevier, 2022.

SAYED, M. et al. Evaluation of Abutment Parallelism and Path of Withdrawal Using Three Intra and One Extra Oral Methods: A Survey and In vitro Study. European Journal of General Dentistry, v. 9, n. 3, p. 122–128, 2020.

SEYMOUR, K. G. et al. Consistency of labial finish line preparation for metal ceramic crowns: an investigation of a new bur. Journal of Prosthodontics, v. 17, n. 1, p. 14–19, jan. 2008. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17971114. Acesso em: 8 dez. 2025.

SHANMUGASUNDARAM, N. et al. Successful Management of Fractured Premolar with Veneerlay Following Morphology-driven Preparation Technique Principles. Journal of Operative Dentistry & Endodontics, v. 7, n. 2, p. 28–32, 2022.

SHILLINGBURG, H. T. et al. Fundamentals of Fixed Prosthodontics. 4. ed. [S.l.]: Quintessence, 2012.

Downloads

Publicado

15-12-2025

Como Citar

1.
Teixeira LA. Erros operatórios de estudantes em preparos para onlays e facetas cerâmicas. RFPP [Internet]. 15º de dezembro de 2025 [citado 16º de dezembro de 2025];5(4). Disponível em: https://revista.facpp.edu.br/index.php/rfpp/article/view/171

Edição

Seção

Artigos