Moldando a higiene bucal por meio de novas tecnologias aplicadas na infraestrutura educacional

Autores

  • Ana Ricarda Feitosa da Silva Faculdade Paulo Picanço
  • Luiz Filipe Barbosa Martins Faculdade Paulo Picanço

DOI:

https://doi.org/10.59483/rfpp.v3n1.67

Palavras-chave:

Saúde bucal, Odontologia, Saúde da família, Processo de trabalho

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar como processo de educação em saúde bucal pode ser contemplado com as novas tecnologias, bem como a incorporação de novas metodologias nas tecnologias já pré-existentes tendo como base as experiências vivenciadas pela educação brasileira com a pandemia de Covid 19. Essas propostas e modelos podem tomar corpo na renovação das bases que fundamentam a educação em saúde bucal, pois seus caminhos se entrelaçam em vários momentos, desde a formação continuada dos profissionais bem como o suporte trazido pelas novas aprendizagens. Há várias pesquisas de que a formação do indivíduo desde a sua concepção até idade adulta está vinculada fortemente com o meio cadenciado pelo processo educacional que exerce um papel de extrema relevância, distanciando a sociedade da pobreza e da ignorância.

Biografia do Autor

Ana Ricarda Feitosa da Silva, Faculdade Paulo Picanço

Bacharel em Odontologia pela Faculdade Paulo Picanço

Luiz Filipe Barbosa Martins, Faculdade Paulo Picanço

Mestrado e doutorado em Odontologia pela UNICAMP. Especialista em Aleitamento Materno pela UNYLEYA. Graduado em Odontologia pela UNICATÓLICA. Pós-Doutorando pela UNINOVE. Docente da Faculdade Paulo Picanço.

Referências

Pereira JCR, Silva SFK. O papel do gestor escolar na implantação e implementação das tecnologias de informação e comunicação educacionais das escolas estaduais de educação básica do município de Cambé. Londrina. [Artigo escrito como requisito final para aprovação no Programa de Desenvolvimento Educacional de 2008, da Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Paraná, na área de Gestão Escolar, realizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL)]. [Acesso em 2023 Mar. 02]. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2499-8.pdf

Falkenberg MB, Mendes, TPL, Moraes EP, Souza EM. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Opinião: ciência e saúde coletiva. 2014 Mar.19; (03). [Acesso em 2023 mar. 02]. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000300847.

Graff VA, Toassi RFC. Clínica em saúde bucal como espaço de produção de diálogo, vínculo e subjetividades entre usuários e cirurgiões-dentistas da Atenção Primária à Saúde. Physis. 2018 Dez. 28(03). [Acesso em 2023 Mar 02]. Disponível em: https://scielosp.org/article/physis/2018.v28n3/e280313/.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. A saúde bucal no Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. [Acesso em 2023 Mar. 02]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_bucal_sistema_unico_saude.pdf.

Casotti E, Contarato PC, Fonseca ABM, Borges, PKO, Baldani MH. Atenção em Saúde Bucal no Brasil: uma análise a partir da avaliação externa do PMAQ-AB. Saúde debate. 2014 Out. 38(spe). [Acesso em 2023 Mar. 02]. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/sdeb/2014.v38nspe/140-157/.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. [Acesso em 2023 Mar. 02]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_promocao_saude_3ed. pdf.

Brasil. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. [Acesso em 2023 Mar. 02]. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98965.pdf

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº. 648, de 28 de março de 2006. [Acesso em 2023 Mar. 02]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt0648_28_03_2006.html.

Narvai PC. Saúde bucal coletiva: caminhos da odontologia sanitária à bucalidade. Ver. Saúde Pública. 2006; 40(esp):141-7. [Acesso em 2023 Mar. 02]. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rsp/v40nspe/30633.

Colégio Academia. Aba Educação. Juiz de Fora. [Acesso em 2023 Mar. 02]. Disponível em: https://blog.academia.com.br/category/educacao/.

Cantalice LM. Tecnologia na educação. Psicologia Escolar e Educacional. 2002 Dez. 6(2). [Acesso em 2020 Dez. 15]. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000200010.

A tecnologia no ensino: implicações para a aprendizagem. [Acesso em 2020 Dez. 15]. Disponível em: https://www.pearsonclinical.com.br/tecnologia-no-ensino-implicacoes-para-ahttps://www.pearsonclinical.com.br/tecnologia-no-ensino-implicacoes-para-a-aprendizagem.htmlaprendizagem.html.

Políticas públicas e educação na construção de uma... [Acesso em 2020 Dez. 15]. Disponível em: http://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/download/186/160

Boaventura EM. Educação planetária em face da globalização. In: Boaventura, EM. A construção da universidade baiana: objetivos, missões e afrodescendência. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 197-212. [Acesso em 2020 Dez. 15]. Disponível em: http://books.scielo.org/id/4r/pdf/boaventura-9788523208936-13.pdf.

Oliveira MRNS. Do mito da tecnologia ao paradigma tecnológico: a mediação tecnológica nas práticas didático-pedagógicas. Revista Brasileira de Educação. 2001 Dez. (18). [Acesso em 2020 Dez. 15]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782001000300009.

Ribeiro M. Educação para a cidadania: questão colocada pelos movimentos sociais. Em foco: Educação, Movimentos Sociais e Democracia. 2002 Jul. 28(2). [Acesso em 2023 Mar. 02]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022002000200009

Noronha DF. Memória documentada: atas do Conselho Universitário da UFBA (1982 a 1992). Salvador, 2010. [Dissertação de mestrado - Universidade Federal da Bahia]. [Acesso em 2023 Mar. 02]. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/7921/1/disserta%C3%A7%C3%A3o%20vers %C3%A3o%20final.pdf

Nobre LM. Gestão das tecnologias de informação e comunicação nas escolas públicas vencedoras do Prêmio Nacional de Gestão em Sergipe (1999-2015). Aracaju, 2018. [Tese de doutorado – Universidade Tiradentes. [Acesso em 2020 Dez. 15]. Disponível em: https://openrit.grupotiradentes.com/xmlui/bitstream/handle/set/2510/GEST%C3%83O%20DAS%20TECNOLOGIAS%20DE%20INFORMA%C3%87%C3%83O%20E%20C OMUNICA%C3%87%C3%83O.pdf?sequence=1.

Saviani D, Duarte N. A formação humana na perspectiva histórico-ontológica. Revista Brasileira de Educação. 2010 Set./Dez. 15(45): 402-590. [Acesso em 2020 Dez. 15]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v15n45/02.

Apontamentos sobre Educação e Escola. 2020. [Acesso em 2020 Dez. 15]. Disponível em: http://ufrr.br/pedagogia/index.php?option=com_content&view=article&id=66:apontam entos-sobre-educacao-e-escola&catid=18&Itemid=102

Downloads

Publicado

30-03-2023

Como Citar

1.
Silva ARF da, Martins LFB. Moldando a higiene bucal por meio de novas tecnologias aplicadas na infraestrutura educacional . RFPP [Internet]. 30º de março de 2023 [citado 23º de novembro de 2024];3(1). Disponível em: https://revista.facpp.edu.br/index.php/rfpp/article/view/67

Edição

Seção

Artigos