Uso da internet para aprendizagem em saúde entre adolescentes

revisão de literatura

Autores

  • Hellen de Paiva Szkura Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Joyce Mazza Nunes Aragão Universidade Federal do Ceará
  • Thiago Rodrigo Cruz Farias Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.59483/rfpp.v3n4.98

Palavras-chave:

Adolescente, Uso da internet, Informação para a área da saúde

Resumo

A adolescência é um período de intensas mudanças biológicas, cognitivas, emocionais e sociais, com destaque para o processo de identidade pessoal e a busca por recursos acessíveis em grupos sociais. Neste período da vida, o uso da Internet se apresenta de forma intensa e constante no cotidiano, sendo a principal ferramenta de conhecimento e busca por assuntos diversos, entre eles, temas relacionados à saúde. Tendo isto em vista, este estudo possui como objetivo identificar em literaturas científicas o uso da internet como meio utilizado por jovens para a aprendizagem sobre temas de saúde. Trata-se por isso de uma revisão integrativa de literatura de nove artigos publicados nos últimos cinco anos, no idioma português e nas bases de dados BDENF, LILACS, COLNAL e MEDLINE. Durante a pesquisa, identificou-se que o uso do Facebook, de websites, a análise desses conteúdos informativos e a metodologia ativa em sala de aula foram as principais formas de utilização da internet para a aprendizagem em saúde pelos adolescentes. De acordo com os estudos científicos incluídos nesta revisão, conclui-se que o uso da internet contribui positivamente para a aprendizagem em saúde, além da constatação da importância dos educadores e profissionais da saúde como agentes facilitadores da transmissão de conteúdos verídicos e precisos para os adolescentes.

Biografia do Autor

Hellen de Paiva Szkura, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Joyce Mazza Nunes Aragão, Universidade Federal do Ceará

Docente do curso de enfermagem pela UVA e Doutora pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Thiago Rodrigo Cruz Farias, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Saúde da Família pela UFC

Referências

Fernandes GA, Saidel MGB. Depressão na adolescência e suas relações: Estudo reflexivo. XXVIII Congresso (virtual) de Iniciação Científica da Unicamp, Campinas (SP), São Paulo, 2020.

Machado SF, Alves SH de S, Caetano PF. Relação entre habilidades sociais, estresse, idade, sexo, escola e série em adolescentes. Fractal, Rev Psicol [Internet]. 2020Jun;32(spe):210–7. Available from: https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/39792

Ministério da Saúde. Proteger e Cuidar da Saúde de Adolescentes na Atenção Básica. Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, Brasília, 2018.

Lead fibrados. Conheça a evolução da internet no Brasil. Fibrados na rede, 2021, mai. [Acesso em 2022 Dez 12]. Disponível em: https://fibradosnarede.valenet.com.br/evolucao-da-internet/

CETIC. TIC Kids Online Brasil 2021: 78% das crianças e adolescentes conectados usam redes sociais. Cetic, Brasil, 2021. [Acesso em 2022 Dez 12]. Disponível em: https://cetic.br/pt/noticia/tic-kids-online-brasil-2021-78-das-criancas-e-adolescentes-conectados-usam-redes-sociais/

Silva TO, Silva LTG. Os impactos sociais, cognitivos e afetivos sobre a geração de adolescentes conectados às tecnologias digitais. Revista Psicopedagogia, 2017, São Paulo, vol.34 no.103. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v34n103/09.pdf

Mendes KDS, Silveira RC de CP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm [Internet]. 2008Oct;17(4):758–64. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/XzFkq6tjWs4wHNqNjKJLkXQ#

Aragão JM, Gubert FA, Vieira NF. Netnografia e a pesquisa em enfermagem em ambiente virtual: experiência com adolescentes no Facebook. Enferm Foco. 2021;12(2):319-25. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/4122/1137

Labegalini CMG, Nogueira IS, Rodrigues DMMR, Almeida EC, Bueno SMV, Baldissera VDA. Pesquisa-ação educativa no Facebook®: aliando lazer e aprendizado. Rev Gaúcha Enferm. 2016;37(esp):e64267. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/cNVDCLTdPsSvzh44dk6YbsM/?lang=pt

Aragão JMN, Gubert FA, Torres RAM, Silva ASR, Vieira NFC. O uso do Facebook na aprendizagem em saúde: percepções de adolescentes escolares. Rev. Bras. Enferm. 2018;71(2):265-71. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/V6HYYfRH8CZ8YdfZyYk4fKm/?lang=pt

Ferreira AGN; Pinheiro PN; Vieira NF; Lopes MV; Gubert FA; Trasferetti JA, et al. Website sobre sexualidade e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis para adolescentes católicos. Acta Paul Enferm. 2020;33:eAPE20180260. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/pdf/ape/v33/1982-0194-ape-33- eAPE20180260.pdf

Correia VGA, Oliveira MR de, Dantas EOM, Ferreira JCSC, Rocha LA, Torres RAM, et al. A webradio como instrumento de diálogo com a juventude. Rev enferm UFPE on line. Recife, 13(3):844-51, mar., 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/238092/31606

Czerwinski GPV, Cogo ALP. Webquest e blog como estratégias educativas em saúde escolar. Rev Gaúcha Enferm. 2018;39:e2017-0054. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/NLsfdGq6yDCCRJPqm94DrQv/?lang=pt

Santos GS, Tavares CMM, Queiroz ABA, Almeida IS, Pereira CSF, Ferreira RE. Mídia virtual como apoio aos adolescentes com doença crônica que buscam informação em saúde. Av Enferm. 2017;35(2):123-132. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-45002017000200123

Silva ES, Pimenta SR, Silva AMP, Tavares JMAB, Broca PV, Montenegro HRA, et al. Análise dos vídeos sobre HIV/AIDS e adolescência. J Nurs UFPE online., Recife, 12(11):3046-51, Nov., 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/234770/30502

Urio A, Haag FB, Zanettini A, Silva CCF, Franceschi VE, Souza JB. Desafios na utilização de estratégias para aprendizagem ativa com estudantes em uma escola pública. Rev enferm UFPE on line., 11(12):4866-74, dec., 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/230181/25295

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

1.
Szkura H de P, Aragão JMN, Farias TRC. Uso da internet para aprendizagem em saúde entre adolescentes: revisão de literatura. RFPP [Internet]. 20º de dezembro de 2023 [citado 21º de novembro de 2024];3(4). Disponível em: https://revista.facpp.edu.br/index.php/rfpp/article/view/98

Edição

Seção

Artigos