O espaço potencial na comunicação entre pais e filhos

Autores

  • Leliane Maria Aparecida Gliosce Moreira Universidade Paulista - UNIP

DOI:

https://doi.org/10.59483/rfpp.v3n4.99

Palavras-chave:

Saúde mental, Psicodiagnóstico interventivo, Discurso, Consultas terapêuticas, Ambiente suficientemente bom

Resumo

Introdução: Este trabalho tem por objetivo apresentar um relato de caso que traz à tona alguns dos problemas que temos identificado nas sessões terapêuticas que envolvem a participação da criança-paciente e de seus pais. Assim, buscamos no presente trabalho tratar de forma pormenorizada este processo terapêutico ao apresentarmos um caso clínico que apresenta uma situação em que foi possível potencializar o estado de saúde da criança e criar uma outra comunicação entre ela e seus pais por meio do atendimento em psicodiagnóstico interventivo. Objetivo: A partir do relato de caso, propomos construir uma visão do psicodiagnóstico interventivo como sendo um campo de investigação dos discursos e daí apresentar como a produção de sentidos que estas práticas discursivas revelam sobre os modos de ser do sujeito nas suas relações consigo e com o mundo podem ajudá-lo em seu quadro clínico. Método: Para realizarmos o artigo, participamos das sessões para desenvolver outro modelo de atendimento psicológico aplicado tanto em grupo com outras crianças como em consultas compartilhadas com a criança-paciente e seus pais. Resultado: A criança-paciente em questão apresentou, após quatro meses de psicoterapia (em grupo e com os pais conforme relatado), resultados positivos no que diz respeito ao resgate de sua confiança e esperança no vínculo com os pais enquanto um ambiente suficientemente bom, o que pode permitir outro modo de compreensão de si mesma no mundo e do mundo. Conclusão: O trabalho demonstrou que o processo de psidiagnóstico interventivo é primordialmente um espaço relacional em que a criança pode comunicar seus recursos e conflitos psíquicos a partir da confiança e segurança na permanência do vínculo, isto é, na possibilidade de ser aceita como ela é pelo ambiente. Chegamos então à concluir que a garantia da confiança e da segurança do ambiente sustenta a espontaneidade da criança e se torna apoio para a continuidade do seu amadurecimento no que se refere ao processo de socialização e autoconhecimento.

Biografia do Autor

Leliane Maria Aparecida Gliosce Moreira , Universidade Paulista - UNIP

Psicanalista, graduada em Psicologia (PUC/SP), mestre em Psicologia Social (PUC/SP), doutora em Psicologia Clínica (IPUSP), especialista e membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Professora titular e supervisora de estágio do Curso de Psicologia da UNIP e assessora da diretoria do Instituto de Ciências Humanas (UNIP).

Referências

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

1.
Moreira LMAG. O espaço potencial na comunicação entre pais e filhos. RFPP [Internet]. 20º de dezembro de 2023 [citado 20º de maio de 2024];3(4). Disponível em: https://revista.facpp.edu.br/index.php/rfpp/article/view/99

Edição

Seção

Artigos