Elaboração de tecnologia educativa sobre a promoção do aleitamento materno na Atenção Primária à Saúde

Autores

  • Fátima Alessandra Alves Pimentel
  • Aline de Souza Pereira
  • Carla Monique Lopes Mourão
  • Alisson Salatiek Ferreira de Freitas
  • Eryjosy Marculino Guerreiro Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.59483/rfpp.v4n3118

Palavras-chave:

Aleitamento materno, Tecnologia educativa, Enfermagem

Resumo

O aleitamento materno (AM), de acordo com o Ministério da Saúde, é a mais sábia estratégia de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança, e a mais eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. Objetivo: elaborar uma cartilha educativa sobre a promoção do aleitamento materno na atenção primária à saúde. Materiais e Métodos: O estudo foi constituído de duas etapas. Na primeira etapa consistiu na realização de uma revisão integrativa da literatura. Na segunda etapa foi efetivada a construção de uma cartilha sobre a promoção do aleitamento materno. Resultados: Os resultados destacaram a importância da educação em saúde, apoio social e treinamento profissional para fomentar o AM. As intervenções educativas mostraram-se vitais para preencher lacunas de conhecimento e prática. A cartilha educativa, desenvolvida para uso em consultas de pré-natal e puerpério, organiza conteúdos por trimestres gestacionais. Inclui informações sobre fisiologia do AM, benefícios e estratégias para superar desafios comuns. Conclusão: Com a realização deste estudo, foi possível identificar como a enfermagem pode promover uma assistência adequada no incentivo ao aleitamento materno na Atenção Primária à Saúde, e elaborar uma tecnologia que forneça subsídio ao profissional enfermeiro nas consultas.

Biografia do Autor

Aline de Souza Pereira

Doutora em Saúde Coletiva

Carla Monique Lopes Mourão

Doutora em Enfermagem

Alisson Salatiek Ferreira de Freitas

Mestre em Saúde Coletiva

Eryjosy Marculino Guerreiro Barbosa

Doutora em Enfermagem

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação complementar. 2nd ed. Brasília, DF: MS; 2015.

Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno. Brasília, DF: MS; 2017.

Souza EFC, Pina-Oliveira AA, Shimo AKK. Intervenção educativa em amamentação: ensaio controlado. Rev Latino-Am Enferm. 2020;28.

Polit DF, Beck CT. Delineamento de pesquisa em enfermagem. Porto Alegre: Artmed; 2011. p. 247-368.

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa na saúde e enfermagem. Texto Contexto - Enferm. 2008;17(4):758-764.

Alves AL, Silva JCRP, Paschoarelli LC. Importância das cores nas identidades visuais. e-Revista LOGO. 2015;4(2). ISSN 2238-2542.

Moreira MF, Nóbrega MML, Silva MIT. Comunicação escrita e material educativo em saúde. RevBrasEnferm. 2003;56(2):184-188.

Zanlorenzi GB et al. Cuidado de enfermagem em aleitamento materno na atenção primária. RevEnferm UFSM. 2022;12:e36.

Christoffel MM, Gomes ALM, Julio CLA. Amamentação exclusiva e profissionais da estratégia de saúde da família. RevBrasEnferm. 2022;75(3):e20200545.

Viana MDZS et al. Estratégias de enfermagem e amamentação: revisão integrativa. RevPesq Cuidado é Fundamental Online. 2021;13:1199-1204.

Munn Z, Peters MDJ, Stern C, et al. Revisão sistemática ou exploratória? BMC Med Res Methodol. 2018;18:143.

Rocha FNPS da et al. Conhecimento das puérperas sobre aleitamento materno. RevEnferm UFPE Online. 2018;12(9).

Pereira AOR et al. Interferências no aleitamento materno exclusivo. Nursing (Ed bras, Impr). 2021;5401–5418.

Downloads

Publicado

25-09-2024

Como Citar

1.
Pimentel FAA, Pereira A de S, Mourão CML, Freitas ASF de, Barbosa EMG. Elaboração de tecnologia educativa sobre a promoção do aleitamento materno na Atenção Primária à Saúde. RFPP [Internet]. 25º de setembro de 2024 [citado 27º de setembro de 2024];4(3). Disponível em: https://revista.facpp.edu.br/index.php/rfpp/article/view/118

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)